quarta-feira, 24 de outubro de 2012

É possível evangelizar por meio das mídias sociais?


Antes de mais nada, vamos nos prender um pouco nos números, para assim chegarmos onde queremos. Por exemplo, se o Facebook fosse um país ele seria mais de cinco vezes maior que o Brasil, no que diz respeito ao número de habitantes. Na verdade, ele seria o terceiro maior país do mundo, com mais de um bilhão de habitantes.
Evangelização na internetAtualmente ele é a rede social mais popular entre jovens brasileiros de 19 a 24 anos. Porém, possui um grande engajamento entre homens e mulheres acima dos 45 anos.
Se voltarmos algumas décadas no tempo, chegaremos no dia em que o então bispo de Lorena, Dom Antônio Afonso de Miranda, chamou um jovem sacerdote,padre Jonas Abib, e disse: “Esse documento [Evangelii Nuntiandi] é muito sério, precisamos colocá-lo em ação; comece com os jovens”.
Desde então monsenhor Jonas Abib tem se dedicado a evangelização das pessoas, em especial dos jovens, assim como foi pedido por Dom Afonso de Miranda. Os tempos podem ter mudado, mas a missão continua a mesma: “começar pelos jovens”. Por isso, precisamos ir onde eles estão.
A importância de uma mídia social como o Facebook é indiscutível. Um estudo da Hitwise – empresa especializada em mensuração de retorno de investimento – revelou que um fã no Facebook pode visitar um site, em média, 20 vezes em um ano. Então, se você tem mil fãs significa que poderá receber 20 mil visitas adicionais em seu site ou blog durante este período.
Mas e no que diz respeito a nova evangelização? As mídias sociais podem ajudar?
Durante o XIII Sínodo dos Bispos, que está acontecendo em Roma, e vai até o dia 28 de outubro, o presidente do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, Dom Claudio Maria Celli, afirmou: “a arena digital não é um espaço ‘virtual’, menos importante do que o mundo ‘real’: se a Boa Nova não for proclamada também ‘digitalmente’, corremos o risco de abandonar muitas pessoas para as quais este é o mundo em que vivem”.
Tendo isso como uma clara orientação e desejo do Santo Padre, de que os cristão estejam presentes onde ali houver pessoas que precisem ouvir ou ler a Palavra, além de tudo o que vem sendo debatido e apresentado no XIII Sínodo dos Bispos, a Canção Nova irá apresentar, todas as terças-feiras, na sua coluna de tecnologia, orientações e dicas de como levar a evangelização por meio das mídias sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou testemunho