quarta-feira, 21 de março de 2012

21/03/2012


Primeira leitura (Isaías 49,8-15)

Quarta-Feira, 21 de Março de 2012
4ª Semana da Quaresma

Leitura do Livro do Profeta Isaías.

8Isto diz o Senhor: “Eu atendo teus pedidos com favores e te ajudo na obra de salvação; preservei-te para seres elo de aliança entre os povos, para restaurar a terra, para distribuir a herança dispersa; 9para dizer aos que estão presos: ‘Saí!’ e aos que estão nas trevas: ‘Mostrai-vos’. E todos se alimentam pelas estradas e até nas colinas estéreis se abastecem; 10não sentem fome nem sede, não os castiga nem o calor nem o sol, porque o seu protetor toma conta deles e os conduz às fontes d’água.
11Farei de todos os montes uma estrada e os meus caminhos serão nivelados. 12Eis que estão vindo de longe, uns chegam do Norte e do lado do mar, e outros, da terra de Sinim”.
13Louvai, ó céus, alegra-te, terra; montanhas, fazei ressoar o louvor, porque o Senhor consola o seu povo e se compadece dos pobres. 14Disse Sião: “O Senhor abandonou-me, o Senhor esqueceu-se de mim!” 15Acaso pode a mulher esquecer-se do filho pequeno, a ponto de não ter pena do fruto de seu ventre? Se ela se esquecer, eu, porém não me esquecerei de ti.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 144)

Quarta-Feira, 21 de Março de 2012
4ª Semana da Quaresma

— Misericórdia e piedade é o Senhor.
— Misericórdia e piedade é o Senhor.

— Misericórdia e piedade é o Senhor, ele é amor, é paciência, é compaixão. O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura.
— O Senhor é amor fiel em sua palavra, é santidade em toda obra que ele faz. Ele sustenta todo aquele que vacila e levanta todo aquele que tombou.
— É justo o Senhor em seus caminhos, é santo em toda obra que ele faz. Ele está perto da pessoa que o invoca, de todo aquele que o invoca lealmente.

Evangelho (João 5,17-30)

Quarta-Feira, 21 de Março de 2012
4ª Semana da Quaresma

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 17Jesus respondeu aos judeus: “Meu Pai trabalha sempre, portanto também eu trabalho”. 18Então, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque, além de violar o sábado, chamava Deus o seu Pai, fazendo-se, assim, igual a Deus.
19Tomando a palavra, Jesus disse aos judeus: “Em verdade, em verdade vos digo, o Filho não pode fazer nada por si mesmo; ele faz apenas o que vê o Pai fazer. O que o Pai faz, o Filho o faz também. 20O Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que ele mesmo faz. E lhe mostrará obras maiores ainda, de modo que ficareis admirados.
21Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também dá a vida a quem ele quer. 22De fato, o Pai não julga ninguém, mas ele deu ao Filho o poder de julgar,23para que todos honrem o Filho, assim como honram o Pai. Quem não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou.
24Em verdade, em verdade, eu vos digo, quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, possui a vida eterna. Não será condenado, pois já passou da morte para a vida.25Em verdade, em verdade, eu vos digo: está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus e os que a ouvirem viverão.
26Porque, assim como o Pai possui a vida em si mesmo, do mesmo modo concedeu ao Filho possuir a vida em si mesmo. 27Além disso, deu-lhe o poder de julgar, pois ele é o Filho do Homem. 28Não fiqueis admirados com isso, porque vai chegar a hora em que todos os que estão nos túmulos ouvirão a voz do Filho e sairão: 29aqueles que fizeram o bem, ressuscitarão para a vida; e aqueles que praticaram o mal, para a condenação.
30Eu não posso fazer nada por mim mesmo. Eu julgo conforme o que escuto, e meu julgamento é justo, porque não procuro fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Que tipo de filho você quer ser?

Postado por: homilia

março 21st, 2012

É muito bom saber que Deus é o nosso Pai e que esse Pai é muito amoroso. Ele é amor e misericórdia.
Muitas vezes, vivemos tantas experiências ruins – até mesmo com nossos pais – que podemos até mesmo dizer: “Meu pai é um monstro!”.
Mas o Pai do Céu não é assim. Ele nos ama e cuida de nós. Temos a dignidade de filhos [de Deus Pai]. Mesmo que você se esqueça disso – e que as pessoas se esqueçam dessa verdade – reconheça neste dia que você é um filho amado por Deus.
É tão importante nos relembrarmos disso! É tão importante olharmos para o Evangelho de hoje e vermos que Jesus, ao ser questionado pelos judeus, lhes dá uma resposta bem contundente: “Em verdade, em verdade vos digo, o Filho não pode fazer nada por si mesmo; ele faz apenas o que vê o Pai fazer. O que o Pai faz, o Filho o faz também” (Jo 5,19).
Em nosso tempo faltam pais que queiram ser exemplo e referência para seus filhos! Muitos filhos estão se perdendo nas drogas porque os pais insitem em se ausentar e em dar mau exemplo.
Você sabia que um filho tem vinte vezes mais chance de cair nas drogas por causa da ausência e do mau exemplo de seus genitores? Um pai presente – e que busca ser referência para seu filho – consegue diminuir consideravelmente esse risco.
Como alguns de vocês sabem, meu pai já é falecido. Ele morreu antes de eu nascer. Ao conversar com pessoas que conviveram com ele o que mais eu ouvi foram “elogios” a respeito dele, porém, estes eram sempre sobre a sua fama de “garanhão”, de conquistador. Com isso, eu acabei tendo esta referência paterna em minha vida, até o momento em que o amor do Pai Celeste entrou em minha vida. Daí tudo mudou! Passei a ter como referência paterna este Pai que tanto me ama.
Hoje somos chamados a ter como modelo Jesus Cristo. Ele que “faz apenas o que vê o Pai fazer”.
Quando fui à Terra Santa, fiquei impressionado como o povo de lá valoriza e gosta das camisetas da nossa Seleção Brasileira. Eles também vendem camisetas do Brasil por lá. No entanto, quando você se aproxima dessas vestimentas para comprá-las, percebe que elas não são produtos originais, mas sim réplicas. Isso gera certa frustração para quem quer adquiri-las.
E por que estou lhes contando isso? Porque o mesmo acontece diante das pessoas que fazem parte da nossa vida. Elas procuram por aquilo que é original, verdadeiro, e que só Deus, em Seu infinito amor, tem a nos oferecer. O mundo está farto de tantas “cópias”! Pergunto: “Que tipo de filho você quer ser?” Um filho “original” ou uma “réplica” – ou pior ainda – uma “caricatura” de filho de Deus?
Pergunte às pessoas que estão ao seu redor: “Você consegue enxergar o Pai em mim?” Saiba que essas pessoas somente conseguirão enxergar essa linda realidade no momento em que você se decidir a ser um “espelho” capaz de refletir essa imagem amorosa do Pai existente em você.
Assuma hoje aquilo que você é: filho de Deus, filho do Pai. E é dessa forma – assumindo essa condição de filho amado por Deus – que muitas pessoas também tomarão posse dessa maravilhosa herança reservada aos filhos de Deus: o céu. Há muitos filhos que se afastaram do Pai e do Seu amor. Eles precisam voltar à casa paterna. E isso somente acontecerá quando nos dispormos a ser filhos “originais”– e não meras “réplicas” – desse nosso Pai tão amoroso.
Padre Sóstenes – Comunidade Canção Nova
(Transcrição e adaptação da homilia da Santa Missa das 7 horas de 21/03/2012 transmitida pelo Sistema Canção Nova de Comunicação).

São Nicolau de Flue

21 de Março

São Nicolau de FlueComemoramos a vida santa de um eremita, São Nicolau de Flue, que nasceu na Suíça em 1417 e passou sua juventude ajudando o pai em trabalhos práticos, sempre inclinado à vida religiosa.

A pedido do pai, casou-se com Doroteia que muito o levou para Deus, tanto que juntos educaram os dez filhos para a busca da santidade. Aconteceu que, em comum acordo e, com os filhos já educados, Nicolau retirou-se na solidão, perto de sua casa, porém, com o propósito de se dedicar exclusivamente a Deus, ele que era um homem popular devido a diversos cargos públicos e administrativos que ocupara na sociedade.

São Nicolau entregou-se totalmente à vida de oração, penitência e jejuns, sem deixar de participar nas Santas Missas de domingo e dias santos, além de ter assumido uma tábua como cama; por travesseiro uma pedra e de primeiro frutas e ervas como alimento, isto até chegar a se alimentar somente da Eucaristia. Todo este processo estendeu-se progressivamente por 33 anos.

Nicolau, que morreu com setenta anos, ao ir para o eremitério com 37 anos, em nada se alienou ao mundo. Pôde ele servir com conselhos e interferir pacificamente nas dificuldades entre católicos e protestantes, a ponto de ser amado e tomado como modelo de pacificador e pai da pátria.

São Nicolau de Flue, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou testemunho