quarta-feira, 17 de abril de 2013

A obediência do pai Abraão


(Gênesis 22: 1-18)

Depois disso, Deus provou Abraão, e disse-lhe: “Abraão!” “Eis-me aqui”, respondeu ele. Deus disse: “Toma teu filho, teu único filho a quem tanto amas, Isaac; e vai à terra de Moriá, onde tu o oferecerás em holocausto sobre um dos montes que eu te indicar.” No dia seguinte, pela manhã, Abraão selou o seu jumento. Tomou consigo dois servos e Isaac, seu filho, e, tendo cortado a lenha para o holocausto, partiu para o lugar que Deus lhe tinha indicado. Ao terceiro dia, levantando os olhos, viu o lugar de longe. “Ficai aqui com o jumento, disse ele aos seus servos; eu e o menino vamos até lá mais adiante para adorar, e depois voltaremos a vós.” Abraão tomou a lenha do holocausto e a pôs aos ombros de seu filho Isaac, levando ele mesmo nas mãos o fogo e a faca. E, enquanto os dois iam caminhando juntos, Isaac disse ao seu pai: “Meu pai!” “Que há, meu filho?” Isaac continuou: “Temos aqui o fogo e a lenha, mas onde está a ovelha para o holocausto?” “Respondeu-lhe Abraão, Deus providenciará uma ovelha para o holocausto, meu filho.” E ambos, juntos, continuaram o seu caminho. Quando chegaram ao lugar indicado por Deus, Abraão edificou um altar; colocou nele a lenha, e amarrou Isaac, seu filho, e o pôs sobre o altar em cima da lenha. Depois, estendendo a mão, tomou a faca para imolar o seu filho. O anjo do Senhor, porém, gritou-lhe do céu: “Abraão! Abraão!” “Eis-me aqui!” “Não estendas a tua mão contra o menino, e não lhe faças nada. Agora eu sei que temes a Deus, pois não me recusaste teu próprio filho, teu filho único.” Abraão, levantando os olhos, viu atrás dele um cordeiro preso pelos chifres entre os espinhos; e, tomando-o, ofereceu-o em holocausto em lugar de seu filho. Abraão chamou a este lugar Javé-yiré, de onde se diz até o dia de hoje: “Sobre o monte de Javé-Yiré” (Deus providenciará). Pela segunda vez chamou o anjo do Senhor a Abraão, do céu, e disse-lhe: “Juro por mim mesmo, diz o Senhor: pois que fizeste isto, e não me recusaste teu filho, teu filho único, eu te abençoarei. Multiplicarei a tua posteridade como as estrelas do céu, e como a areia na praia do mar. Ela possuirá a porta dos teus inimigos, e todas as nações da terra desejarão ser benditas como ela, porque obedeceste à minha voz.”

Nota-se que quanto mais estamos a serviço de Deus, mais seremos provados por Ele. Deus provou Abraão ao ponto de pedir-lhe o sacrifício de seu único filho Isaac, o mesmo filho que Deus lhe dera anos atrás quando Sara não podia gerar filhos. O filho da promessa. Outra coisa interessante é que Abraão confiou plenamente em Deus, sabia que Deus era bom embora estivesse lhe pedindo tamanho sacrifício. Abraão sabia que Deus tiraria um bem maior. Ele realmente confiou na providência divina. E por ele ter sido fiel a Deus até o último minuto, não lhe negando o seu único filho, Deus enviou o anjo impedindo Abraão de tocar em Isaac. Vejamos aqui que o anjo é a voz do próprio Deus, já que anjo significa: mensageiro de Deus. E esse mesmo anjo aparece a Abraão pela segunda vez lhe prometendo a benção de Deus e a multiplicação dos povos. 
Vemos nesse capítulo da Bíblia muita confiança e amor a Deus por parte de Abraão. Ele não temeu ficar sem seu filho. Afinal de contas foi Deus quem lhe deu o seu filho único Isaac. E nota-se que Abraão amou tanto a Deus que estava disposto a sacrificar a vida de seu único filho Isaac. E da mesma forma, Deus amou tanto o mundo que sacrificou seu único filho Jesus por amor a humanidade. 
Quantas vezes somos capazes de sacrificar nossas vaidades, nossas vontades, nossos pecados por amor a Deus? Somos capazes de vivermos a santidade diariamente nas mínimas coisas por amor ao reino de Deus? Falo por mim mesma: quantas vezes acabo cometendo os mesmos pecadinhos diariamente!? Será que realmente me coloco a serviço do Deus de amor? Será que estou disposta a me sacrificar por amor a esse reino? 
Abraão em outro episódio da Bíblia (Gênesis 18: 20 - 33) intercedeu junto a Deus por Sodoma e Gomorra, pedindo-Lhe que se ali tivesse ao menos 10 justos Deus não destruísse a cidade, e Deus disse que se houvesse ao menos 10 justos, Ele, o Senhor, não destruiria a cidade, porém a cidade foi destruída, porque ali não havia nem ao menos 10 justos. E hoje em dia está tudo tão semelhante à Sodoma e Gomorra. O sexo desregrado, abortos, pessoas aprovando leis favoráveis a todo tipo de promiscuidade. Tudo o que Deus é contrário, por isso existe os 10 mandamentos, para obedecermos a leis de Deus. Deus ama o pecador, mas repudia o pecado. Então que possamos ser um justo dentro de nossa família, dentro do nosso trabalho, dentro da nossa comunidade, e assim Deus terá misericórdia dos que ainda não são justos. Deus só destruiu Sodoma e Gomorra porque não encontrou ali 10 justos sequer, e talvez se Abraão tivesse tido a coragem de pedir mais uma vez por apenas 1 justo, tenho certeza que Deus não teria destruído a cidade por causa desse 1 justo, mas Abraão parou nos 10 justos, e mesmo assim não havia ali 10 justos, por que a cidade estava dominada pelo pecado, pela promiscuidade, assim como os dias atuais. Sejamos os justos dessa humanidade, todos os dias buscando a santidade e que Deus nos fortaleça, que Jesus nos carregue nos braços nos momentos de fraqueza e que Nossa Senhora, nossa mãezinha nos guie nessa caminhada tão árdua, mas tão abençoada por Deus a caminho do céu. Assim seja. Amém.

Por: Alessandra de Oliveira (Grupo de Oração Santíssima Virgem)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou testemunho