quinta-feira, 17 de maio de 2012

17/05/2012


Primeira leitura (Atos dos Apóstolos 18,1-8)

Quinta-Feira, 17 de Maio de 2012
6ª Semana da Páscoa


Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 1Paulo deixou Atenas e foi para Corinto. 2Aí encontrou um judeu chamado Áquila, natural do Ponto, que acabava de chegar da Itália, e sua esposa Priscila, pois o imperador Cláudio tinha decretado que todos os judeus saíssem de Roma. Paulo entrou em contato com eles. 3E, como tinham a mesma profissão – eram fabricantes de tendas –, Paulo passou a morar com eles e trabalhavam juntos.
4Todos os sábados, Paulo discutia na sinagoga, procurando convencer judeus e gregos.5Quando Silas e Timóteo chegaram da Macedônia, Paulo dedicou-se inteiramente à Palavra, testemunhando diante dos judeus que Jesus era o Messias. 6Mas, por causa da resistência e blasfêmias deles, Paulo sacudiu as vestes e disse: “Vós sois responsáveis pelo que acontecer. Eu não tenho culpa; de agora em diante, vou dirigir-me aos pagãos”.
7Então, saindo dali, Paulo foi para casa de um pagão, um certo Tício Justo, adorador do Deus único, que morava ao lado da sinagoga. 8Crispo, o chefe da sinagoga, acreditou no Senhor com toda a sua família; e muitos coríntios, que escutavam Paulo, acreditavam e recebiam o batismo.


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Salmo (Salmos 97)

Quinta-Feira, 17 de Maio de 2012
6ª Semana da Páscoa



— O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.
— O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.
— O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.
— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!


Evangelho (João 16,16-20)

Quinta-Feira, 17 de Maio de 2012
6ª Semana da Páscoa


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
16“Pouco tempo ainda, e já não me vereis. E outra vez pouco tempo, e me vereis de novo”.17Alguns dos seus discípulos disseram então entre si: “O que significa o que ele nos está dizendo: ‘Pouco tempo, e não me vereis, e outra vez pouco tempo, e me vereis de novo’, e: ‘Eu vou para junto do Pai?’”.
18Diziam, pois: “O que significa este pouco tempo? Não entendemos o que ele quer dizer”.19Jesus compreendeu que eles queriam interrogá-lo; então disse-lhes: ‘Estais discutindo entre vós porque eu disse: ‘Pouco tempo e já não me vereis, e outra vez pouco tempo e me vereis?’
20Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria”.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Creia que sua tristeza se converterá em alegria

Postado por: homilia

maio 17th, 2012

Olá! Aqui estou eu, mais uma vez, para lhe dirigir uma palavra que não é minha, mas sim do próprio Jesus. Diante da situação pela qual você está passando, o Senhor lhe diz no Evangelho de hoje: “Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria”.
Gostaria que você meditasse bem o significado dessas Palavras, porque, por meio delas, sua tristeza se converterá em alegria. Com fé, confiança e esperança, entregue-se a Jesus, pois Ele vai subir para o Pai, para o nosso Deus.
Pare de se maltratar e de chorar. Preste atenção nas Palavras de Jesus: “a vossa tristeza se transformará em alegria!”. É promessa de Deus, na pessoa do Seu próprio Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo. Que seja também uma realidade na vida de todos aqueles que crêem  no Salvador, pois Ele é o único que conhece o tamanho de sua tristeza e agonia.
Embora você esteja passando por uma situação difícil, não se preocupe, Cristo vem para lhe fortalecer e encorajar. Saiba que sua tristeza se transformará em alegria e, por isso, lhe diz: “Vós agora sentis tristeza, mas eu hei de ver-vos novamente e o vosso coração se alegrará, e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria”.
Meu filho, não existe tristeza no coração do homem que não possa ser transformada – por Jesus - em alegria. Todavia, é fundamental confiarmos no amor de Deus. É preciso apegar-se a esse amor de forma sobrenatural, mesmo que as pessoas, ao seu redor, lhe incentivem a desistir dos seus sonhos. Confie no Senhor pois, somente assim, essa tristeza se transformará em alegria, e ela não lhe será tirada por ninguém.
Ao passarmos por algumas dificuldades, a melancolia parece que não vai ter fim. Não é mesmo? Mas pense nas muitas tristezas que você já superou. Eu creio que, na maioria delas, você pensava: “Não será possível”. “Eu não vou sair dessa”. “Minha casa ‘caiu’ e não conseguirei levantá-la”. Desta vez, eu não vou aguentar”. Você superou tudo isso com força e coragem, mas, sobretudo, com fé n’Aquele que venceu o mundo.
Muitas vezes, nos momentos de tristeza, fazemos perguntas ao Senhor:  ”Por que disso? Por que daquilo? Mas de novo, Senhor? Por que só eu? Será que não posso ter sossego?”
Quero deixar algo bem claro para você, meu irmão: Se você deixar Jesus entrar no seu coração, se confiar cegamente n’Ele, Cristo lhe dirá: “No mundo sofrereis tribulações. Mas tende fé. Eu venci o mundo e comigo também vós vencereis”.
Portanto, se confiarmos ao Senhor nossas tristezas, chegaremos ao ponto de não questioná-Lo mais. É necessário que a nossa confiança esteja somente em Deus, porque Ele tem o poder de mudar tudo. Ele é o Senhor da vida, da alegria e da esperança.
Neste momento da sua vida, faça das palavras de Paulo as suas: “Quando sou fraco é que sou forte!”. Isso é confiar em Deus. Torno-me “fraco” quando reconheço que só Jesus pode mudar a minha vida. Mas esse reconhecer-se fraco diante do poder de Deus, na verdade,  leva-me a ser forte.
Quando penso e ajo assim, estou colocando toda a minha confiança no Senhor, pois acredito que não serei eu quem mudará a situação, mas sim o próprio Senhor.
Padre Bantu Mendonça

São Pascoal Bailão

17 de Maio


São Pascoal BailãoNasceu na Espanha no ano de 1540. Seus pais, muitos religiosos, colocaram nele esse nome por seu nascimento ser no domingo de Páscoa.

Pascoal viveu seus 52 anos centrados no mistério da Eucaristia. Um santo conhecido por suas obras e sua paixão a Jesus Sacramentado.

Trabalhou cuidando dos rebanhos, não tendo oportunidade de estudar tão cedo. Tinha o desejo de conhecer a verdade, e quanto mais aprendia a ler, mais lia o Santo Evangelho. E mais que ler, colocava em prática na vida.

Chamado à vida religiosa, foi para Valença. Renunciou a tudo para seguir a Cristo dentro da família franciscana. E ali, buscava fazer os trabalhos mais simples. Homem de profunda adoração a Jesus Sacramentado.

Entre a Espanha e a França existiam povos que combatiam os cristãos. Ele foi enviado para levar uma carta para a França. E aceitou. Desejando ser mártir da obediência.

Tinha grande amor à Santíssima Virgem. Com 52 anos, depois de uma enfermidade, no dia de Pentecostes, ele - cheio do Espírito - partiu para a Glória Celeste.

São Pascoal Bailão, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou testemunho