sábado, 19 de maio de 2012

Campanhas publicitárias desrespeitam o sagrado


Infelizmente, já se tornou comum a prática de ofender a fé católica com protestos, propagandas e comerciais usando os símbolos católicos e as igrejas.
A Benetton, por exemplo, no ano passado, lançou um comercial intitulado “Unhate” (sem ódio), no qual manipulou as imagens do Papa Bento XVI e de um líder muçulmano – o imã do Cairo – com uma montagem. Nesta, ambos se beijavam na boca para uma campanha de marketing.
A imagem foi lançada, no dia 16 de novembro, em vários lugares de Roma, incluindo a ponte do Castelo Sant’Angelo a poucos metros do Vaticano.
A Santa Sé emitiu, no mesmo dia, uma dura declaração, anunciando que “tomaria as medidas necessárias para proteger, adequadamente, a imagem do Santo Padre de tal abuso”, mas não quis pedir uma indenização de natureza econômica.
Os “espertalhões” sabem chamar a atenção do público para seus produtos, mexendo com a fé católica, causando escândalo e sensacionalismo.
Agora, o Grupo Benetton divulgou uma nota, na qual expressa “pesar por ter ofendido a sensibilidade de Sua Santidade Bento XVI e dos crentes católicos”. Ela, agora, garante que “todas as imagens fotográficas da pessoa do Santo Padre foram retiradas do circuito comercial e não fará qualquer uso futuro da imagem de Bento VXI sem autorização prévia da Santa Sé”.
Só agora? Será que não daria para perceber que isso iria acontecer antes de lançarem a maldosa propaganda? Que direito tem uma empresa de zombar dos líderes religiosos das duas religiões que mais têm adeptos no mundo hoje? É falta de educação, de civismo, de respeito, de amor ao próximo.
Agora, vemos uma propaganda da marca “Melissa”, a qual usa o interior de uma igreja para a campanha de publicidade dos seus produtos. Ora, convenhamos, a igreja é um templo sagrado, abençoado pelo bispo para a celebração dos sacramentos e uso dos fiéis nas orações; não para ser profanada com campanhas de marketing.
Notamos, com frequência, que muitos atacam a Igreja, mas exigem respeito dos católicos; no entanto, não se comportam da mesma maneira com estes.
Outro fato escandaloso contra a fé católica foi o concurso gay realizado nos Estados Unidos da América para eleger o “Jesus Cristo mais sensual”. O evento ocorreu, no domingo de Páscoa, 8 de abril de 2012, em São Francisco, Califórnia. A ideia debochada extravasava o sentimento dos militantes gays contra o Cristianismo. O concurso escolheu a imitação mais sensual de Jesus Cristo.
O encontro é organizado há 33 anos pelo grupo gay “The Sisters of Perpetual Indulgence” (As Irmãs do Vício Perpétuo), os quais querem ser respeitados, mas não respeitam os católicos nem mesmo o Deus deles.
O Deputado Pastor Marco Feliciano fez um pronunciamento, na Câmara dos Deputados, na Sessão de 9 de maio de 2012, para manifestar sua indignação quanto a atitude de um apresentador de TV, em São Paulo. O homem, no seu programa levado ao ar em rede nacional, incitou seus telespectadores a pichar paredes de igrejas com a frase: “Deus é gay”. O parlamentar pediu providências ao Ministério Público de São Paulo.
Eu poderia citar, ainda, muitos outros fatos como esses acima, mas creio que os leitores já os tenham notado.
Vale a pena recordar o que disse São Paulo: “De Deus não se zomba” (Gálatas 6,7). Ele não é vingativo, mas se retirar de nós Sua bênção, pereceremos nos perigos desta vida.
Quem não é cristão e não aceita a moral que Jesus Cristo deixou com a Igreja, tem todo o direito de viver de acordo com sua crença e ser respeitado, mas precisa também respeitar a fé dos cristãos. Ninguém é obrigado a viver a moral cristã, mas que não transforme em zombaria aquilo que, para a maioria do povo brasileiro, é sagrado. Além do mais, de acordo com nosso Código Penal, tal atitude constitui crime.
Professor Felipe Aquino

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