terça-feira, 14 de agosto de 2012

Igreja celebra a Semana Nacional das Famílias


Por Alessandra Borges
Nesta semana, de 12 a 18 de agosto, os fiéis são convidados a celebrar a Semana Nacional das Famílias, cuja missão principal é promover, fortalecer e evangelizar a família como igreja discípula e missionária da Palavra de Deus.
De acordo com a Comissão Episcopal para Vida e Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), neste ano de 2012, a semana dedicada à família deverá seguir a temática discutida durante o VII Encontro Mundial das Famílias, em Milão, com o Papa Bento XVI. O tema a ser abordado, durante este período e em outras oportunidades de encontro promovidos em prol da família, é: “Família: trabalho e festa”.
Para o assessor da Comissão Episcopal para Vida e Família, padre Wladimir Porreca, é muito importante que este tema, juntamente com outros, faça parte dos grupos familiares, comunitários, de oração e reflexão, até mesmo nos ambientes de trabalho.
“A ‘Hora da Família’ é um precioso instrumento para que, por meio de reuniões familiares e de grupos, em todos os ambientes, aprofunde-se a reflexão sobre seu valor único e próprio, além do grande bem que ela representa para cada pessoa e para a sociedade”, disse o sacerdote.
Foi elaborado um subsídio para auxiliar as pastorais familiares e todos que desejam trabalhar com este tema a partir das catequeses do ‘Encontro Mundial do Papa com a famílias’.
O periódico ‘Hora da Família’ foi dividido em três grupos: A família: ‘A família gera a vida’, ‘A família e a superação das dificuldades’, ‘A família geradora de uma sociedade justa e fraterna’. O trabalho: ‘O trabalho na família’, ‘O trabalho, recurso para a família’; ‘O trabalho, desafio para a família’. A festa: ‘A festa, tempo para a família’; ‘A festa, tempo para o Senhor’; ‘A festa, tempo para a comunidade’. Todas introduzidas por uma catequese sobre o estilo de vida familiar (O segredo de Nazaré).
Conforme explica padre Wladimir, com o periódico, tem-se o desejo de mostrar às pessoas que elas devem unir a vivência familiar à vivência cotidiana, ou seja, é preciso que o trinômio – família, trabalho e festa – se complete.
“O trabalho e a festa são modos pelos quais a família ocupa o ‘espaço’ social e vive o ‘tempo’ humano. O tema coloca em evidência o casal homem-mulher junto ao seu estilo de vida: o modo de viver os relacionamentos (a família), de habitar o mundo (o trabalho) e de humanizar o tempo (a festa). A proposta é pensar no seio familiar como patrimônio da humanidade, sugerindo, assim, a ideia de que ela é patrimônio de todos, ao mesmo tempo que contribui, universalmente, para a humanização da existência”, frisou o padre.
O Papa Bento XVI tem apontado para nós, cristãos, na maioria de seus pronunciamentos, o cuidado e a atenção para as posturas individualistas e relativistas, afirmando que as pessoas precisam parar e refletir sobre a forma como conduzem sua vida, aprendendo a dividir seu tempo. O trabalho é importante para a vida do homem, pois gera a fonte de renda do seu sustento, mas não pode se tornar o primeiro lugar na vida dos membros da família.
Padre Wladimir orienta sobre a necessidade de haver, dentro dos lares, espaço para Deus e para os valores de Jesus Cristo; assim, como consequência, a grande ‘festa’ acontece. Os momentos de festa precisam ser valorizados e também proporcionados, por menores que sejam, usando da criatividade, do tempo disponível e dos recursos para reunir os familiares.
“Uma família saudável é aquela que não se fecha em si, por isso está atenta, sensível, solidária a outras famílias. Os pais podem mostrar e proporcionar aos filhos momentos de partilha com outras famílias, incentivar e possibilitar a seus membros que rezem juntos nas refeições, rezem o terço, orem numa viagem e, em especial, participem da Missa juntos. Por último, estar presente como sujeito transmissor da fé e dos valores entre o casal e aos filhos”, reforça padre Wladimir ao falar sobre a importância do estar junto dos seus.
Durante a ‘Semana Nacional das Família’, reserve um tempo para sua família e aproveite este momento para refletir sobre a Família de Nazaré.
Leia a mensagem do padre Wladimir sobre a vocação vida e família:
O presidente da nossa Comissão, dom João Carlos Petrini, deixou uma mensagem, a qual deixo como final dessa entrevista: ‘Como casal das Bodas de Canaã, em especial na Semana Nacional da Família, nós também podemos convidar o Senhor e a Mãe, a Virgem Maria, bem como os discípulos a tomarem parte de nossa vida. A oração e a vida fraternal na comunidade de famílias realizam isso. Podemos, então, ter a firmeza esperança que Ele, na sua compaixão e misericórdia, vai nos socorrer em nossas faltas para que a festa continue, como fez em Canaã providenciando o vinho que faltava’. Dom Petrini, ainda faz votos que cada família se fortaleça na unidade e na paz e encontre razões para viver com dedicação e equilíbrio o trabalho, valorizando o ‘Dia do Senhor’ para celebrar a festa do amor na comunhão com Cristo e com os irmãos.”
Padre Wladimir Porreca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou testemunho