quinta-feira, 19 de abril de 2012

19/04/2012

Primeira leitura (Atos dos Apóstolos 5,27-33)

Quinta-Feira, 19 de Abril de 2012
2ª Semana da Páscoa

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 27eles levaram os apóstolos e os apresentaram ao Sinédrio. O sumo sacerdote começou a interrogá-los, 28dizendo: “Nós tínhamos proibido expressamente que vós ensinásseis em nome de Jesus. Apesar disso, enchestes a cidade de Jerusalém com a vossa doutrina. E ainda nos quereis tornar responsáveis pela morte desse homem!”
29Então Pedro e os outros apóstolos responderam: “É preciso obedecer a Deus, antes que aos homens. 30O Deus de nossos pais ressuscitou Jesus, a quem vós matastes, pregando-o numa cruz. 31Deus, por seu poder, o exaltou, tornando-o Guia Supremo e Salvador, para dar ao povo de Israel a conversão e o perdão dos seus pecados.
32E disso somos testemunhas, nós e o Espírito Santo, que Deus concedeu àqueles que a Ele obedecem”. 33Quando ouviram isto, ficaram furiosos e queriam matá-los.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 33)

Quinta-Feira, 19 de Abril de 2012
2ª Semana da Páscoa

— Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido.
— Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido.

— Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!
— Mas ele volta a sua face contra os maus, para da terra apagar sua lembrança. Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta e de todas as angústias os liberta.
— Do coração atribulado ele está perto e conforta os de espírito abatido. Muitos males se abatem sobre os justos, mas o Senhor de todos eles os liberta.

Evangelho (João 3,31-36)

Quinta-Feira, 19 de Abril de 2012
2ª Semana da Páscoa

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

31“Aquele que vem do alto está acima de todos. O que é da terra, pertence à terra e fala das coisas da terra. Aquele que vem do céu está acima de todos. 32Dá testemunho daquilo que viu e ouviu, mas ninguém aceita o seu testemunho. 33Quem aceita o seu testemunho atesta que Deus é verdadeiro. 34De fato, aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque Deus lhe dá o espírito sem medida.
35O Pai ama o Filho e entregou tudo em sua mão. 36Aquele que acredita no Filho possui a vida eterna. Aquele, porém, que rejeita o Filho não verá a vida, pois a ira de Deus permanece sobre ele”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Ame as pessoas que o cercam como se fosse o seu último dia

Postado por: homilia

abril 19th, 2012

O Evangelho de João, de maneira admirável, nos faz meditar sobre a forma como estamos apegados às coisas terrenas, às coisas “aqui de baixo”. O olhar prazeroso para esta vida e para nossas coisas ofuscam, muitas vezes, o nosso olhar para as coisas do Alto, de onde veio a salvação.
Fazendo recurso, frequentemente, à repetição dos temas e das principais palavras-chaves da revelação de Jesus, São João apresenta um vocabulário bem mais reduzido do que os Evangelhos sinóticos. Neste texto de hoje, a partir das oposições “céu e terra”, “crer e não crer”, são afirmadas a originalidade e a autenticidade do testemunho do Senhor ao revelar a Boa Nova de Deus.
Aquele que vem do céu foi enviado para anunciar as Palavras de Deus e dar o Espírito sem medida. Ele está acima de todos. Quem é da terra – sejam profetas, discípulos ou adversários – só entende segundo suas tradições terrenas. Jesus, enviado por Deus, fala das coisas do alto, porém, Ele nos dá o Espírito sem medida, que inspira a fé e a compreensão sobre as coisas que não são da terra. O auge da revelação é o dom da vida eterna a todo aquele que crê em Jesus, Filho de Deus.
Para aqueles que têm sua fé n’Aquele que vem do alto, o medo e a angústia estão fora de questão. O zelo exagerado que dedicamos aos nossos pertences e bens materiais, às vezes, nos torna ridículos. É claro que precisamos de abrigo, de transporte e também precisamos nos apresentar, de preferência, bem vestidos, etc. No entanto, em vez de nos preocuparmos com a saúde do esposo, da esposa, dos filhos e filhas, nossa maior preocupação é com os bens desta terra.
Verificar o carro, a moto ou um outro bem depois que eles foram usados. Será que eles valem mais do que a preocupação que devemos ter com as pessoas? Somos assim, somos deste mundo, agarrados a ele com todas as nossas forças. Preocupados ao extremo com os bens materiais a ponto de deixar de lado as coisas de Deus. Alegando ser por causa da nossa sobrevivência, nos esquecemos das Palavras do Mestre quando Ele diz: “Buscai, em primeiro lugar, o reino dos céus e a sua justiça e o resto vos será dado por acréscimo”.
Faço-lhe um convite: dedique-se, com total entrega, ao serviço de Deus e você verá que todo o restante de sua vida vai fluir naturalmente, maravilhosamente, a ponto de sua “taça transbordar”. Não seja mesqinho na hora da coleta. Dê um pouco mais do que umas moedinhas a Deus e verá que Ele o recompensará.
O evangelista nos convida, no dia de hoje, a olhar para Jesus, acolher Suas Palavras e transformá-las em um Evangelho vivo na nossa vida, visto que são Palavras de vida eterna. E se é verdade que formos regenerados e renascidos na água e no fogo do Espírito – como diz São Pedro – devemos aspirar ao leite puro e espiritual, a fim de que, por ele, possamos crescer para a salvação.
Para isso é fundamental que usemos o que temos com desapego. Use o seu carro como se não o estivesse usando, em vez de usá-lo como se o estivesse adorando. Se for preciso, dê sua vida pela causa missionária, pelo Reino de Deus, pois “quem perde a sua vida ganha-la-á”.
É bom aproveitar e saborear todos os momentos da nossa vida, pois o presente é a única coisa que temos a certeza de possuir. O carro, a casa e tudo mais ficarão na terra. Só temos o momento presente. O ontem já passou e o amanhã não sabemos se virá para nós. Portanto, viva, hoje, como se fosse morrer amanhã, e aprenda como se fosse viver para sempre. Ame as pessoas que lhe cercam como se fosse o seu último dia de vida. Estude, principalmente, a Palavra de Deus como se você fosse viver para a eternidade.
Portanto, por Ele e n’Ele, toda a humanidade recebe, por mera benevolência de Deus, a vida eterna, ontem, hoje e sempre!
Oxalá, meu irmão e minha irmã, se ouvíssemos, hoje, a voz do Senhor e não fechássemos o nosso coração para ele! Mas que o abríssemos profundamente para acolher Sua Palavra e transformá-la num Evangelho vivo em nossas vidas.
Acolhamos e acreditemos nas Palavras d’Aquele que veio do Céu, pois, em nenhum outro nome, podemos ser salvos, senão no nome de Jesus Cristo.
Padre Bantu Mendonça

Santa Ema

19 de Abril

Santa EmaPor parte de mãe, não existia testemunho nem incentivo à santidade. O chamado que ela tinha no coração era ao matrimônio. Casou-se com o conde Ludgero e teve um filho, cujo chamado era para a vocação sacerdotal. Iluminado pelo testemunho da mãe, tornou-se sacerdote e depois bispo.

Ao ficar viúva, essa santa discerniu e decidiu consagrar sua viuvez ao Senhor, numa vida de oração expressa na caridade. Muitos conventos e abadias foram construídos graças à sua generosidade. Ela vivia no meio da sociedade, administrando seus bens para o beneficio do próximo.

Santa Ema passou os últimos momentos de sua vida numa abadia, após 40 anos de dedicação a Deus, faleceu em 1045.

Depois de muito tempo abriram seu túmulo, e encontraram o seu corpo todo em pó, exceto a sua mão direita estava intacta, pois era com essa mão que ela praticava a caridade ao próximo. Um sinal de que a santidade passa pela caridade.

Santa Ema, rogai por nós!


Santo Expedito


Santo Expedito
Santo Expedito foi martirizado na Armênia, ele era militar, e um dia, tocado pela graça de Deus, resolveu mudar de vida. O espírito do mal apareceu para ele em forma de corvo e lhe segredou: "Cras, Cras, Cras", palavra latina que quer dizer amanhã, isto é, Deixe para amanhã! Não tenha pressa! Adie a sua conversão!
Santo Expedito, pisoteando o corvo, esmagou-o gritando: "Hodie", que quer dizer hoje: "Nada de protelações é para já"!

Por isso que Santo Expedito é sempre invocado nos casos que exigem solução imediata, nos negócios urgentes, e que qualquer demora poderia causar grande prejuízo.
Santo Expedito não adia o seu auxílio para amanhã. Ele atende hoje mesmo, ou na hora em que precisamos de sua ajuda. Mas ele espera que também nós não deixemos para amanhã nossa conversão.

Santo Expedito, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou testemunho