sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Coragem, sou Eu, não tenhas medo

Evangelho de São Marcos 6: 45-52 "Imediatamente ele obrigou os seus discípulos a subirem para a barca, para que chegassem antes dele à outra margem, em frente de Betsaida, enquanto ele mesmo despedia o povo. E despedido que foi o povo, retirou-se ao monte para orar. À noite, achava-se a barca no meio do lago e ele, a sós, em terra. Vendo-os se fatigarem em remar, sendo-lhes o vento contrário, foi ter com eles pela quarta vigília da noite, andando por cima do mar, e fez como se fosse passar ao lado deles. À vista de Jesus, caminhando sobre o mar, pensaram que fosse um fantasma e gritaram; pois todos o viram e se assustaram. Mas ele logo lhes falou: Tranqüilizai-vos, sou eu; não vos assusteis! E subiu para a barca, junto deles, e o vento cessou. Todos se achavam tomados de um extremo pavor, pois ainda não tinham compreendido o caso dos pães; os seus corações estavam insensíveis."

Jesus mandou (obrigou) os discípulos a entrar na barca. Só obrigamos quando não querem. Podemos imaginar um certo tumulto entre os discípulos (ai eu não vou!), mas enfim (Jesus mandou, eles tiveram que ir). Jesus se retirou para rezar e viu que os discípulos estavam na tempestade. Eles ficaram apavorados no meio da tempestade e podemos imaginar o que eles começavam a dizer (Tá vendo, eu não queria vir, eu estava sentindo o que ia acontecer).  E começa o medo e a reclamação, a murmuração, mas Jesus foi andando por cima das águas. 
Quando os discípulos viram Jesus sobre as águas eles acharam que era um fantasma e com muito medo, mas logo Jesus disse: Coragem, sou eu. 
Jesus subiu no barco e o vento parou. 
Gente, os discípulos iam virar comidinha de peixe (a coisa tava feia).
Na hora da provação e do sofrimento ficamos ainda muitas vezes com o coração endurecido. Quantos enfrentamos dificuldades? Quantas lutas temos que enfrentar? Quantas vezes aprendemos a nadar com alguém jogando a gente na piscina? Na dureza do dia a dia vamos aprendendo.
Quais são os nossos medos hoje?
Jesus esta conosco na tempestade. Ele sempre nos diz "Sou Eu"! Olha o povo da roça. Quanta dificuldade, mas quanta alegria. Deus envia o sofrimento, ele quer que a gente enfrente o sofrimento. 
Numa parábola, um rapaz queria controlar o tempo, na época da colheita e Deus permitiu, mas quando chegou o tempo de colheita não deu frutos. Porque ele não mandou ao tempo que viesse as tempestades e as ventanias. Depois culpou Deus por isso. E Deus disse para o rapaz: Mas você não pediu ventos e tempestades, a árvore só cresce e fica forte na raiz com os ventos para fazer os movimentos e vai dando tempera para a árvore. E é assim na nossa vida, na hora da provação não nos deixemos amargurar, não blasfememos contra Deus. 
Jesus manifestou o seu poder nos discípulos que ficaram espantados. Só que ficaram sem entender nada. E temos a mania de achar que nos outros lugares não há problemas.  
Deus nos forma na oficina da vida, portanto, aprendamos a florescer onde estamos plantados. 

E Jesus está a nos dizer: Coragem, Sou Eu, não tenhas medo!


Salve Maria Imaculada


Fernanda Lima

Nao dá mais para voltar
Padre Jonas Abib

Não dá mais pra voltar, o barco está em alto mar(2x)
Não dá mais pra negar
O mar é Deus e o barco sou eu
E o vento forte que me leva pra frente
É o amor de Deus .
Não dá mais pra negar
O mar é Deus e o barco sou eu
E o vento forte que me leva pra frente
É o amor de Deus .
Não dá nem mais pra ver
O porto que era seguro
Eu sou impulsionado a desbravar
Um novo mundo .
Não da mais mais pra negar
O mar é Deus e o barco sou eu
E o vento forte que me leva pra frente
É o amor de Deus .(2x)

Confia em mim

Vem que a tempestade já não pode te abalar
A segurança em meu barco encontrarás
Confia em mim o meu amor te abrigará
Sei que angustiado o coração se endureceu
mas eu entendo tudo o que te aconteceu
Ainda é tempo de voltar para o teu Deus
Não tenhas medo pois eu estou aqui é o teu Senhor quem diz
Quero guiar os passos teus
Vem entrega-te então farei morada em teu coração
E quando anoitecer cansado eu te encontrar
No silêncio teu eu irei te consolar
Nos braços meus descansarás
Forças te darei
Forças te darei


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou testemunho