sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Quaresma, tempo forte de conversão.

O que é conversão?
R: Ato ou efeito de converter. Mudar a direção.


Quando um carro está transitando no caminho errado, logo o motorista procura um retorno, ou uma conversão para retomar o caminho correto. Na vida, não é diferente, devemos rever nossas atitudes, nossas ações e se necessário, buscar a conversão, que não é um ato para toda a vida, é uma ação diária, devemos nos converter à Cristo que é o caminho, a verdade e a vida, diariamente. 

Nessa época de carnaval, muitos buscam a folia, beber, se acabar, e muitos são os meios para isso, entre eles o sexo desenfreado, a bebida, as drogas. O Carnaval de hoje em dia, não é mais como o carnaval de uns 20 anos atrás, onde só existia brincadeira de criança, jogar confete e serpentina, marchinhas de carnaval e muita alegria. Esse carnaval se perdeu ao longo dos anos. Infelizmente. 

Mas graças a Deus, a igreja na sua sabedoria, nos proporciona hoje a festa de carnaval cristã, um retiro com marchinhas de carnaval com letras cristãs, que nos aproximam de Deus e não nos afasta D´Ele. 

Logo em seguida ao carnaval entramos no período de Quaresma, em preparação à Páscoa, que é a Ressurreição de Cristo. Mas como posso estar preparado para esse momento tão importante se eu não me preparar adequadamente para a Páscoa. 

O que é Quaresma? 
R: O período é reservado para a reflexão, a conversão espiritual.

Muitos vivem a páscoa achando que é um momento de comer muito chocolate, momento comercial de coelhinho de páscoa, etc. Tem pessoas até que ficam tristes se ganharem ovos de chocolate baratinhos, sem ser de marcas conhecidas. Mas o verdadeiro sentido não é esse. E para tanto, vamos explicar os três caminhos durante a Quaresma para chegarmos à Páscoa preparados. Quais são eles?

Oração: é um ato religioso que visa ativar uma ligação, uma conversa, um pedido, um agradecimento, uma manifestação de reconhecimento ou ainda um ato de louvor diante de Deus. Não pode ser feito de qualquer jeito. Durante o intervalo das novelas rezando rapidamente porque não se pode perder o próximo capítulo da novela ou outro programa de televisão. Deve-se reservar um tempo para rezar, para se aproximar de Deus, para ter essa intimidade com Deus. É como no tempo de namoro, em que a gente se arruma, fica cheiroso para agradar a namorada (o). Assim devemos fazer com Deus, nos preparar, paquerar Deus. Lembre-se de que se a gente no nosso livre arbítrio não quisermos nos aproximar de Deus, Ele continuará sendo DEUS, mas sou eu quem perco com isso.

Jejum: O jejum é uma riqueza que precisamos reconquistar. É uma forte expressão da comunidade que decidiu fazer uma conversão, começar uma vida nova.A igreja na sua sabedoria, nos pede ao menos um dia por ano de jejum, ou seja, a sexta-feira santa, não comendo carne vermelha. Mas durante a quaresma podemos fazer todas as quartas e sextas. Todos podem fazer jejum. Sejam idosos ou estejam cansados ou doentes; sejam gestantes, mães que amamentam, jovens ou adultos. todos podem jejuar sem que isso lhe faça mal, mas, pelo contrário, lhes faça bem. E tem vários tipos de Jejum, para todo tipo de pessoas. 

Caridade: é uma ação altruísta de ajuda a alguém sem busca de qualquer recompensa. A prática da caridade é notável indicador de elevação moral e uma das práticas que mais caracterizam a essência boa do ser humano, sendo, em alguns casos, chamada de ajuda humanitária. Amor ao próximo; bondade; benevolência; indulgênciaperdãocompaixão

Todos podemos praticar a caridade, a esmola. E uma boa dica é unir o jejum a caridade. Por exemplo, não almoçando aquela feijoada na quarta e sexta-feira, posso pegar o valor dessa refeição e converter em esmola para uma pessoa na rua, ou doação numa paróquia que atende aos necessitados. 

A Nós Descei Divina Luz

A nós descei, divina luz!
A nós descei, divina luz! 
Em nossas almas acendei 
O amor, o amor de Jesus! (bis) 

Vinde, Santo Espírito 
E do céu mandai 
luminoso raio! (bis)

Vinde, Pai dos pobres, 
Doador dos dons, 
Luz dos corações! (bis)

Grande defensor, 
Em nós habitai 
e nos confortai! (bis) 
Na fadiga pouco, 
no ardor brandura 
e na dor ternura! (bis)


Por Evandro



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou testemunho